Para tirar o amargor do jiló:
Ingredientes:
1l de água
Suco de 3 limões
100g de sal
Modo de preparo:
Corte os jilós em dois e pique com um garfo. Misture água, suco de limão e sal. Deixe os jilós marinando por 20 minutos nesta água.
Para fazer o babaganuche:
Ingredientes:
8 jilós grandes
100g de tahine (pasta árabe de gergelim)
Meia colher de mel
Suco de 2 limões
50g de pão de forma ralado
60ml de azeite extra virgem
Hortelã picada
Sal
Modo de preparo:
Retire os jilós da água e esprema bastante para sair a água. Coloque num tabuleiro com azeite no fundo e regue os jilós com bastante azeite. Asse no forno a 180°C por cerca de 40 minutos. Quando estiver pronto deixe esfriar e retire a polpa de dentro do jiló com a ajuda de uma colher de café, sem danificar a casca. Com a polpa do jiló, misture tahine, mel, pimenta dedo-de-moça e acrescente pão de forma ralado para engrossar. Enquanto você mistura, coloque hortelã e azeite. Por fim, coloque o suco dos limões e sal. Agora basta rechear as cascas dos jilós e guardar na geladeira por, no mínimo, uma hora.
Para o preparo das vieiras:
Ingredientes:
4 vieiras frescas grandes
2 colheres de farinha de trigo
1 ovo batido
150g de panko (ou pão de forma ralado)
Sal e pimenta
Modo de preparo:
Para empanar as vieiras, prefira usar o pão japonês panko, que deixa uma textura muito mais crocante. Misture a clara e a gema dos dois ovos. Tempere as vieiras com sal e pimenta e passe, primeiro, na farinha de trigo, no ovo e, por último, no panko.
Para servir:
Ingredientes:
8 torradas finas
Folhas de mini rúcula ou a erva que preferir
Azeite extra virgem
Modo de preparo:
Coloque um jiló sobre o outro para retornar à forma original e leve para o prato. Disponha a vieira no centro com duas torradas finas. Regue com azeite e decore com folhas de mini rúcula.
Vinho para harmonizar:
Bourgogne rosé 2009 (Château de Puligny-Montrachet
Nenhum comentário:
Postar um comentário